penseFORADACAIXA

penseFORADACAIXA

sábado, outubro 22, 2011

ENEM 2011 - QUESTÕES COMENTADAS - SALVIANO

COMENTÁRIOS ACERCA DA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS – ENEM 2011

TODAS AS QUESTÕES SÃO DA PROVA BRANCA

QUESTÃO 1
Abordou o processo da “primavera árabe” e a relação entre as mídias sociais e a deflagração das ações. Importante pois ligou os sites que @s estudantes acessam diariamente: Orkut, Facebook, Twitter e como eles podem ser usados para movimentar grupos maiores em prol de determinada causa.

QUESTÃO 2
Questão interessante pois vinculou, na mesma temática da questão 1, a ação jovem. Pedia que @ estudante identificasse o momento histórico, o movimento assim como o que reivindicava.

QUESTÃO 3
Tratou de filosofia moral citando uma importante obra da literatura brasileira: Os Bruzundangas, de Lima Barreto. Aborda o dilema existente entre a elaboração da lei, a vontade que ela seja cumprida, o desejo a que ela se opõe e o tradicional “jeitinho” brasileiro como entrave à aplicação da mesma.

QUESTÃO 16
Aborda as transformações pelas quais o mundo do trabalho está passando a partir da aplicação de tecnologias da informação.

QUESTÃO 17
Aborda as ações implementadas por movimentos sociais na cobrança sobre o Estado para que este atenda seus interesses. Evidencia que o debate e o conflito de interesses é crucial no aperfeiçoamento da democracia.

QUESTÃO 18
Relaciona a prática histórica do voto de cabresto, implementada a partir da República das Oligarquias, com os grupos sociais e políticos que mais se beneficiavam com sua aplicação: as oligarquias locais e regionais.

QUESTÃO 19
Trata da prática da cidadania no Brasil imperial e como ser cidadão era algo restrito a alguns grupos sociais e econômicos.

QUESTÃO 20
Bastante interessante, a partir da oposição de opinião de dois autores acerca da política do café com leite, solicitou d@ estudante que dominasse a habilidade de identificar argumentos.

QUESTÃO 21
Outra questão interessante que exigiu d@ estudante que analisasse uma tabela para extrair informações acerca do processo histórico do voto no Brasil.

QUESTÃO 22
Muito boa esta questão! Aborda a apropriação do discurso histórico acerca de determinado acontecimento, no caso, a proclamação da república brasileira e o que foi dito sobre ela pelos defensores do movimento de 1930. Ressalta os interesses dos grupos que encabeçaram a chamada Revolução que levou Getúlio Vargas ao poder.

QUESTÃO 23
Outra questão interessante. Trata de um dos temas mais polêmicos da atualidade brasileira: a prática da tortura. Aborda a contradição entre a existência de uma lei que deveria punir torturadores e sua não aplicação.

QUESTÃO 24
Aborda a relação entre democracia e meios de comunicação sendo estes peças importantes no aperfeiçoamento do regime democrático.

QUESTÃO 25
Aproveitando o acidente de Fukushima, trata de questões do recente campo da filosofia da tecnologia, que debate questões culturais, éticas, políticas do uso da tecnologia.

QUESTÃO 26
Trata, sem citar explicitamente, do processo toyotista de produção.

QUESTÃO 27
Aborda os impactos da exposição à televisão que as crianças podem sofrer, considerando o que elas assistem em noticiários televisivos.

QUESTÃO 29
Aborda o impacto e da importância da lei 10.639/2003 sobre a sociedade brasileira.

QUESTÃO 30
Boa esta questão. Solicita d@ estudante que ele relacione imagem e contexto histórico no qual ela foi produzida. O domínio do conhecimento acerca das características e costumes da sociedade escravocrata brasileira garantiria a resolução da mesma.

QUESTÃO 31
Relaciona conhecimentos sociológicos e históricos. A partir do entendimento do que foi definido como poder carismático pode-se chegar a identificação do período histórico no qual aquele tipo de poder predominou.

QUESTÃO 32
Aborda o choque entre culturas diferentes que aconteceu nos idos do século XV na América Portuguesa.

QUESTÃO 33
Questão simples que indaga acerca dos motivos da exploração do açúcar na América Portuguesa.

QUESTÃO 34
Aborda a ação dos grupos dominantes politicamente no processo de independência do Brasil e seus interesses em garantir que as mudanças não seriam perigosas para eles.

QUESTÃO 35
Questão interessante que busca relacionar transformações arquitetônicas com mudanças maiores ocorridas na sociedade, no caso, mudanças culturais no período de transição da idade média para a modernidade.

QUESTÃO 36
Relaciona a postura da igreja católica, representada pelo papa Clemente VIII, no que diz respeito ao consumo do café com ideologias religiosas.

QUESTÃO 37
Aborda elementos do movimento cultural Renascimento, solicitando que @ estudante identifique relação entre eles.

QUESTÃO 38
Reúne análise de gráficos com conhecimento histórico. Solicita que @ estudante identifique as causas de determinado aspecto retratado graficamente.

QUESTÃO 39
Solicita que @ estudante caracterize uma situação a partir de texto, no caso, acerca da ação chinesa no continente africano.

QUESTÃO 41
Aborda a revolta da Vacina e solicita d@ estudante que identifique as causas da mesma.

QUESTÃO 42
Solicita que @ estudante identifique como os grupos conservadores entendiam o Centro Popular de Cultura da UNE.

QUESTÃO 43
Solicita que @ estudante identifique posicionamentos distintos em documentos elaborados no mesmo período histórico brasileiro: a república democrática (ou populista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário